Verão Azul - Debaixo do Mar, arqueologia de um porto Atlântico
O Museu da Horta promove a 20 de agosto, a 3.ª edição do Verão Azul. Esta iniciativa evoca a famosa série espanhola produzida nos anos 80 do século XX, que tinha como alvo o público infantojuvenil que, procurará numa periodicidade quinzenal, convocar residentes e visitantes para passeios pelo património cultural da cidade, ao final da tarde ou mesmo pela noite dentro, reconvertendo simbolicamente a cidade no museu.
No dia 20 de agosto, o tema apresentado por José Bettencourt – orientador deste percurso, é "Debaixo do mar. Arqueologia de um porto Atlântico". A concentração será às 17h00, na rosa dos ventos, da Marina da Horta e a partir, daí desenrolar-se-á uma visita guiada com a duração de uma hora.
José Bettencourt é Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa e Investigador do CHAM (Centro de Humanidades, FCSH/NOVA|UAç). É autor de mais meia centena de publicações, sobretudo sobre arqueologia marítima e subaquática. Atualmente é membro da equipa da Cátedra da UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” e responsável por vários trabalhos de arqueologia desenvolvidos pelo CHAM nos Açores, no continente português em Cabo Verde. Entre 2008 e 2013 dirigiu os trabalhos de arqueologia de minimização efetuados na Horta durante a construção do novo terminal portuário. Os seus temas de investigação dizem respeito sobretudo aos navios, portos e navegação no Atlântico de época moderna. Interessa-se também pela gestão e difusão do património cultural subaquático.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição até ao dia 19 agosto, através do telefone 292392784 ou [email protected].