Pico, Piquinho, Picolino
O Museu da Horta em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Horta promove, durante o mês de abril, no âmbito das comemorações do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, uma peça de teatro infantil destinada a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos.
A Peça “Pico, Piquinho, Picolino”, adaptada pelo Serviço Educativo do Museu da Horta, a partir do livro “Cuida Bem de Mim” de Maria Inês de Almeida, ilustrado por Manuel Cruz, editado pela Comissão Nacional de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens.
Todos os anos, milhares de crianças são vítimas de maus-tratos, abusos e diferentes formas de negligência. Por isso, é importante saberem desde tenra idade o que é cuidar bem e, acima de tudo, perceberem e conseguirem dar sinais de que não são bem tratadas. Não sendo um tema fácil, é cada vez mais importante incutir-lhes noções sobre os seus direitos e princípios que as ajudem a identificar gestos e atitudes agressivas/negligentes dos adultos, mas também de outras crianças, que podem pôr em causa a sua autoestima, a capacidade de relação e, nalguns casos, comprometer um futuro saudável e feliz.
A adaptação do livro “Cuida bem de mim” traz até nós um conto encenado em que Pico (também conhecido por Piquinho ou Picolino) se encontra muito triste, confuso e perdido por não perceber o que é o Amor. Então decide chamar todos os seus amigos para o cantinho mágico onde todos são bem vindos para uma conversa sobre amar, cuidar e educar cuidando.
A estreia da peça terá lugar no dia 9 de abril, e será destinada a famílias com crianças com idade inferior a 3 anos.
Os restantes dias da peça serão dedicados ao ensino pré-escolar de toda ilha do Faial.
Produção: Museu da Horta (Serviço Educativo)
Grafismo: Susana Meirinho
Adaptação e Dramaturgia: João Jonas
Figurinos: Cláudia Rocha
Interpretação: João Jonas
Vozes: Cláudia Rocha, João Jonas, Margarida Barreto, Rita Dias, Susana Meirinho
As marcações poderão ser efetuadas através do endereço eletrónico [email protected] ou através do telefone 292 202 576.