Tertúlias do Arriaga - Arqueologia Industrial
O Museu da Horta promoverá a 17 de maio, pelas 18h00, na Casa Manuel de Arriaga, a primeira edição deste ano das Tertúlias do Arriaga, tendo como convidado João Luís Sequeira, que abordará a Arqueologia Industrial.
Esta iniciativa insere-se no ciclo de Tertúlias do Arriaga, iniciado em 2021, que tem periodicidade quinzenal e decorrerá até 25 de novembro.
João Luís Sequeira, investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade do Minho, atualmente em conclusão do doutoramento, acerca de “Humanizar a arqueologia industrial – Desigualdade, identidade e conflito na fábrica e as inter-relações no património arqueológico industrial do século XX”, licenciou-se em arqueologia na NOVA FCSH (Lisboa) e realizou o mestrado na mesma instituição, sobre a notável figura do Visconde da Junqueira e a importância que teve na constituição da CUF, em meados do século XIX. Dedica-se sobretudo ao estudo dos testemunhos arqueológicos associados à industrialização, nos séculos XIX e XX e à humanização dos espaços industriais obsoletos.
Tem participado em intervenções arqueológicas no âmbito empresarial, e em projetos tais como o IH4Future na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. No que respeita aos Açores, tem vindo a colaborar assiduamente com a Direção Regional da Cultura na avaliação e propostas de reabilitação de ruínas, espaços e testemunhos de cultura material de tipo industrial no arquipélago. Não vive sem música e é um gamer controlado nas horas vagas.
A entrada é livre.
A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.