Breviário Açoriano
O Museu da Horta promove de 9 de julho a 25 de setembro uma Exposição de pintura – “Breviário Açoriano”, da autoria de Dimas Simas Lopes.
“E o que somos, a pintura acaba por não esconder. Como dar e apertar as mãos, abraçar, beijar. Como quando estamos inteiros em tudo. Inteiros nas surpresas e nas coisas do mundo.” (Dimas Simas Lopes, “Inquietações Imprevisíveis”, in Simbologias, Secretaria Regional da Cultura/ Direção Regional da Cultura – Museu de Angra do Heroísmo, s. l., 2020, p. 7) .
Mãos firmes e regradas em quotidianas exatidões, porque formadas na exigência da prática de cardiologia, revelaram também a sensibilidade das pinceladas, das arestas e das letras, manifestando-se na pintura, na escultura e na literatura.
Com a exposição Breviário Açoriano, onde a ancestralidade e a contemporaneidade convivem lado a lado, o autor transporta-nos para uma vivência imbuída pela presença do Divino, que sob a forma do Espírito Santo, se sobrepõe a uma descontinuidade geográfica e se impregna num todo arquipelágico.
O caráter eterno, da espiritualidade que destas telas emana, faz com que seja obra açoriana por inteiro (e não somente terceirense), razão pela qual os museus de Angra do Heroísmo e da Horta se associaram para as expor no Faial.
Dimas Simas Lopes, nasceu na ilha Terceira, na freguesia dos Biscoitos, em 1946 e, em 2020, doou o seu espólio artístico ao Museu de Angra do Heroísmo.
A exposição poderá ser visitada na Casa Manuel de Arriaga de 9 de julho a 25 setembro, de terça a domingo entre as 10h00 e as 17h30.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.