95º Aniversário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus e para assinalar a passagem do 95º aniversário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico com escala na ilha do Faial, pelo hidroavião da U.S. Navy o NC-4, foi inaugurada uma exposição a 17 de maio de 2014.
Esta é composta por imagens fotográficas sobre o evento histórico, outra documentação impressa e equipamento aeronáutico, destacando-se a apresentação de um modelo do hidroavião à escala de 1:8, projetado pelo Engº Fernando Manuel Menezes Teixeira que, simbolicamente no ato anaugural desta exposição, ofereceu à cidade da Horta.
O porto da Horta foi a escala do primeiro voo transatlântico por etapas, numa viagem do hidroavião NC-4, cuja tripulação era constituida pelo comandante tenente Albert Cushing Read, pelos pilotos tenentes Elmer Stone e Walter Hinton, pelos engenheiros James Breese e Eugene S. Rhodes e o rádio operador Herbert C. Rodd.
O NC-4 ( NavyCurtiss) fazia parte de uma esquadrilha de três hidroaviões composta pelo NC-1 e o NC-3 que pertenciam à U.S. Navy e para segurança da travessia atlântica, foram colocados 21 navios balizadores- destroyers- a partir de Cape Race (Terra Nova, Canadá), a intervalos de 50 kms.
A rota do NC-4 teve início na base naval de Rockaway Beach (Nova Iorque) , de onde descolou a 8 de maio de 1919, mas por avaria de dois motores prosseguiu a viagem à superfície até à Naval Station de Chatham (Massachussets), chegando só a 14 de maio a Halifax (Nova Escócia, Canadá), ao contrário dos outros dois hidroaviões. No dia seguinte, rumou a Trepassey Bay ( Terra Nova e Lavrador, Canadá), e a 16 de maio descolou para prosseguir a rota do Atlântico, chagando a amarar na Baía da Horta às 13.30h , do dia 17 de maio, contornando a costa norte da ilha do Faial.
Concluída esta primeira etapa, o NC-4 continuou a sua aventura épica no dia 20 de maio , amarando em Ponta Delgada , seguindo-se Lisboa a 27 de maio (Tejo), depois Figueira da Foz (Rio Mondego) e Ferrol ( noroeste da Galiza), concluindo a travessia aérea em Plymouth (Sudoeste de Inglaterra) a 31 de maio de 1919.