Exploradores de Palmo e Meio - Observatório Meteorológico Príncipe Alberto de Mónaco
A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta promove, no sábado, dia 21 de outubro, às 10h00, mais uma edição da atividade destinada a famílias – Exploradores de Palmo e Meio.
No sábado, 21 de outubro, as famílias terão oportunidade de conhecer o Observatório Meteorológico Príncipe Alberto do Mónaco.
O Observatório da Horta iniciou, oficialmente, o seu funcionamento em outubro de 1901 nas instalações do Governo Civil. Foi intenção, aquando da sua criação, ser dotado de instalações próprias, numa zona que oferecesse melhores condições de observação. Apresentadas algumas hipóteses, o local escolhido foi o Monte das Moças, na freguesia das Angústias. A primeira pedra foi lançada em 29 de junho de 1901 pelo rei D. Carlos, sendo as obras concluídas em 1915. O novo posto entrou em funcionamento a 1 de julho de 1915. Em 1923 e em homenagem ao oceanógrafo viu a sua designação mudar para Observatório Príncipe Alberto do Mónaco. Desde a abertura mantem as suas funções de observatório e integra a moldura urbana da cidade da Horta.
A atividade está prevista para as 10h00, sendo o ponto de encontro junto ao Observatório Meteorológico.
Esta iniciativa conta com a colaboração da Delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
As marcações poderão ser efetuadas através do endereço eletrónico [email protected] ou através do telefone 292 202 576.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt