Museu (In)Visível - Placas Metálicas Informativas das Seguradoras
De 4 a 30 de Março, o Museu (In)Visível terá como tema “Placas Metálicas Informativas das Seguradoras”
As placas metálicas das seguradoras portuguesas são, hoje, autênticos testemunhos históricos da evolução do setor segurador no país. Originalmente utilizadas para identificar imóveis protegidos contra incêndios, essas placas desempenhavam também um importante papel como sinalização institucional e ferramenta publicitária, reforçando a presença e a credibilidade das companhias de seguros. Com o avanço da tecnologia e a modernização das seguradoras, esse tipo de sinalização foi gradualmente substituído por outros meios. No entanto, o seu valor histórico e estético permanece reconhecido, sendo atualmente preservado em museus e coleções particulares.
Para destacar a relevância dessas peças na história do setor segurador, o Museu (In)Visível de Março apresenta uma mostra dedicada a um conjunto de placas informativas de seguradoras em reserva, que previamente passaram pela equipa de conservação e restauro.
Esta mostra, que poderá ser visitada no foyer da Casa Manuel de Arriaga e no átrio do Colégio dos Jesuítas, permitirá ao público explorar não apenas a evolução dos métodos de identificação de imóveis protegidos, mas também a identidade visual das seguradoras ao longo do tempo.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt