O Museu vai à Escola
Tendo em conta de que , muitas vezes, a dificuldade de transporte inviabiliza a vinda da comunidade escolar ao Museu da Horta, este ano propomos-nos realizar uma atividade que visa proporcionar a esses públicos o acesso às atividades promovidas pelo Serviço Educativo.
Assim, o projeto intitulado O Museu vai à Escola levou às Escolas Básicas JI da Feteira e do Capelo uma oficina baseada na exposição A Arte do Papel Recortado a 20 e a 22 março e no dia 12 de outubro respetivamente. Ainda esta semana, na sexta feira , dia 19 de outubro , vamos visitar a freguesia dos Cedros.
Esta exposição temporária é constituída, na sua totalidade , por trabalhos realizados em papel de seda branco, da autoria de Maria de Lourdes Pereira. Utilizam-se tesouras de bordar de pontas afiadas e alfinetes para pregar as dobras de papel à medida que s evai dobrando e que o trabalho ganha forma. A técnica consiste em ir fazendo várias dobras cada vez menores consoante a progressão do trabalho e o modelo escolhido, iniciando o recorte sempre do exterior para o centro.
As fontes deinspiração são as mais diversas , desde riscos derendas e bordados obras de talha. No entanto, a grande fonte de inspiração advém da imaginação, criatividade , gosto e perícia de quem realiza a obra.
Para além de se pretender apresentar o projeto e o trabalho desenvolvido pelo Serviço Educativo à comunidade escolar, esta oficina tem como objetivo fazer despertar o interesse por uma visita física ao Musue da Horta.